Cuide-se! Orientações para sua quarentena | Puri

Cuide-se! Orientações para sua quarentena

Publicado: 22/04/2020

Cuide-se! Orientações para sua quarentena

Nesse momento, a orientação médica é manter minimamente nossa rotina de cuidados diários com a saúde física, emocional e social, a fim de transpor o período de quarentena de forma saudável. A médica Flávia Pinho Teixeira, especialista em Nutrologia Clínica e Esportiva, traz dicas práticas:

  

ATIVIDADE FÍSICA:

 A atividade física deverá ser realizada em casa e de acordo com a condição prévia de cada um, respeitando as individualidades!

 Para quem se exercitava pouco, busque fazer pelo menos 10 minutos 3 x ao dia. Podem ser caminhadas em casa, sentar e levantar de cadeiras, o importante é se movimentar!

 Para quem já tinha uma rotina ativa, procure manter horário e tempo dos exercícios, adaptando apenas o tipo de exercício para o ambiente domiciliar (há vários aplicativos como o “7 Seven Minutes Workout” “Aaptive” “BTFit” “Runtastic Adidas” “FitBit Coach” “ Nike training” e há vários professores disponibilizando treinos on line nas suas páginas do instagram ou fazendo treinos personalizados à distância. Não abandone seus bons hábitos agora!

 Para quem pratica esportes de forma competitiva e intensa a hora é de se reinventar. Reduza 25% a carga e volume dos treinos para evitar desgaste excessivo e possível queda de imunidade, mas mantenha-se ativo e tente manter a rotina e horários dos treinos.

 

 ALIMENTAÇÃO:

 Aproveite a quarentena para selecionar melhor os alimentos que compra e ingere.

Procure ingerir mais frutas, legumes, verduras e grãos integrais, pois são riquíssimos em vitaminas e minerais que auxiliam o bom funcionamento do sistema imunológico e do corpo como um todo!

 Aproveite o tempo para cozinhar e experimentar novas receitas! Cozinhar pode ser uma atividade bem prazerosa!

 Peça delivery, mas evite refeições cruas da rua e evite comidas processadas e muito calóricas como “fast food”!

 Lembre-se que seus gastos de calorias ao longo do dia estão bem reduzidos, portanto não precisamos comer tanto! Reduzir as quantidades em 20 a 30% já é uma estratégia super eficaz e simples!

 

 EQUILÍBRIO EMOCIONAL:

 Busque por propósitos e prazeres!

 Ter um propósito, um projeto novo ou antigo que estava engavetado vai ajudar muito a focar no futuro e vai ajudar a desviar a atenção do medo excessivo. Além de tornar a sua quarentena muito produtiva!

 Portanto aprenda uma nova língua, entregue aquele trabalho de conclusão de curso, invista num novo hobby, aprenda um novo instrumento. Há vários cursos on line disponíveis!

 Já as atividades prazerosas vão ajudar a manter o sorriso no rosto, a tranquilidade, reduzindo a ansiedade e os possíveis momentos de angústia e de comer compulsivo.

 Boas opções são momentos em família, leitura, filmes, séries, brincadeiras com crianças, programas humorísticos, conversas com amigos por chats e os próprios exercícios físicos como Yoga e dança.

 Se tiver uma prática espiritual, procure intensificá-la e se não tiver busque ajuda para tentar técnicas de meditação e mindfulness que comprovadamente auxiliam no manejo do estresse!

 

SONO:

 Manter a rotina do sono é um dos pilares da saúde! Dormir pelo menos 7 horas por noite e dormir antes de meia-noite são recomendações básicas!

As dicas acima de atividades físicas, alimentação e rotina ajudarão você a ter um sono adequado. E dormir bem é fundamental! Se precisar de ajuda, não hesite em me solicitar.

 

 SISTEMA IMUNOLÓGICO:

 Não há uma fórmula mágica conhecida que evite a aquisição do coronavírus, a prevenção vem do isolamento e da higiene pessoal e dos itens domésticos.


 Portanto capriche na lavagem das mãos, das roupas e da casa. Sempre que adquirir compras, limpe com álcool a 70%.

 Lave bem com água e sabão todas as frutas, legumes e verduras e depois deixe de molho submersas por 20 minutos em água com hipoclorito de sódio (1 litro de água para 1 colher de sopa de “água sanitária”) antes do preparo.

 -----------------

 Cuide-se! 

 

Voltar